Arquitetura

Você entende a importância da orientação solar na arquitetura?

Escrito por Biazus Arquitetura

Na hora de construir uma residência, existem diversos fatores que devem ser observados para garantir uma boa qualidade de vida e o bem-estar dos moradores. Entre eles, podemos destacar a orientação solar.

Responsável por aquecer e iluminar os ambientes, a luz do sol pode se tornar um estorvo se sua incidência não for observada ainda durante o projeto. Por isso, o estudo da carta solar do terreno pode garantir maior conforto e evitar problemas.

Quer saber mais sobre como a luz do sol pode impactar sua residência? Continue a leitura e descubra a importância da orientação solar na arquitetura:

O que é a orientação solar?

É a forma como a luz do sol incide sobre os edifícios. Dependendo do hemisfério do globo e da região do país, os raios solares atingem a superfície com mais ou menos força. 

Isso pode comprometer o conforto térmico da edificação e até mesmo danificar móveis e objetos. O estudo da incidência dos raios solares, portanto, é de grande importância para qualquer tipo de construção.

Por que é importante conhecê-la?

Observar a orientação solar do terreno permitirá um maior controle sobre a incidência dos raios solares em cada cômodo da casa. Assim, é possível assegurar que cada espaço receba a quantidade de luz e calor apropriada para uma estadia agradável.

Diferentes ambientes demandam quantidades distintas de luz solar. Quartos e salas, por exemplo, são de uso frequente e devem ficar agradáveis durante o dia. Portanto, não é desejável que recebam a sol forte da tarde, mas podem se beneficiar com o calor agradável e a iluminação menos intensa da manhã.

Entender a orientação solar e a sua ação sobre a residência, portanto, permite uma distribuição inteligente dos cômodos para um melhor aproveitamento da luz natural. Isso, por sua vez, garante o conforto térmico da casa e até economia de energia elétrica, graças ao uso reduzido de aparelhos de ar-condicionado e lâmpadas.

Como os raios solares incidem na residência?

Em nosso país, a incidência de raios solares é mais forte na face norte e mais fraca no sul. O sol da manhã, mais fraco, atinge o lado leste, enquanto o da tarde, mais forte, o lado oeste.

Sabendo dessas coordenadas, é possível planejar a distribuição para um melhor aproveitamento da luz solar:

  • Norte: é o lado que recebe mais luz solar durante o dia e permite mais controle. Nas janelas posicionadas nessa direção, é possível construir beirais ou sombreamentos na fachada para diminuir a intensidade da iluminação no interior da casa;
  • Sul: lado que recebe menos luz solar e, portanto, fica mais frio e úmido. É recomendável colocar ambientes de pouca permanência, como lavanderias, depósitos e garagens. Cômodos localizados nessa direção podem apresentar problemas de mofo e umidade devido à baixa luminosidade;
  • Leste: recebe o sol da manhã, que é bastante agradável e menos intenso. É ótimo para posicionar quartos, varandas e demais cômodos de permanência média e longa;
  • Oeste: recebe o sol da tarde. Como nesse horário os raios solares são mais intensos, ambientes posicionados nessa direção tendem a ser mais quentes e podem ficar desconfortáveis. Portanto, posicione ambientes de baixa a média permanência. 

Como planejar a orientação solar?

Imprescindível para garantir o conforto térmico da residência, o estudo da orientação solar deve ser feito já no projeto. Para isso, é fundamental contratar um escritório especializado em arquitetura, que poderá definir da melhor forma a localização de cada cômodo.

Da mesma forma, um profissional habilitado saberá planejar o posicionamento de portas e janelas, brises, marquises e demais elementos, garantindo o melhor uso da sua residência. Assim, é possível aproveitar a luz solar quando desejado e calcular como se dará sua incidência tanto no verão quanto no inverno.

De forma geral, um projeto bem elaborado pode tornar a construção mais eficiente e garantir economia com iluminação e climatização.

Agora que você já conhece a importância da orientação solar na arquitetura, que tal curtir nossa página do Facebook e conferir outras dicas sobre construção?

Sobre o autor

Biazus Arquitetura

Deixar comentário.

Share This