Arquitetura

Tipos de projetos de arquitetura: casa para morar vs. lazer

Escrito por Biazus Arquitetura

Criar o projeto de uma casa não é tão fácil quanto parece. É preciso decidir pontos importantes, como o número de cômodos e a finalidade de cada um deles. E é o arquiteto que vai ajudá-lo a decidir o que é necessário considerar em diversos tipos de projeto arquitetônico.

Mas se você ainda tem dúvidas do que considerar ao construir uma casa para morar e outra para lazer, confira o post de hoje!

A importância do arquiteto em vários tipos de projetos de arquitetura

Antes de começar o projeto da casa nova, é fundamental que você consulte profissionais capacitados para entender suas necessidades.

Se você pretende construir uma casa para morar, por exemplo, será necessária uma visão especializada do que você deseja para que o projeto saia do papel da forma que você idealizou. E o arquiteto é o profissional capacitado para isso. Ele acompanha tendências da área, conhece os padrões e normas específicas para os vários tipos de projetos de arquitetura e pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo o terreno para construção.

O arquiteto também vai auxiliá-lo a compreender o que é necessário para cada tipo de construção, considerando as necessidades de uma casa para morar e de residências para lazer ou temporada de férias.

Casa para morar

Esse é um dos tipos de projetos de arquitetura onde a importância está no conforto de cômodos como a sala de estar e os quartos. É importante nivelar o terreno escolhido para aproveitar ao máximo o espaço disponível, dividindo-o harmoniosamente entre os cômodos internos e externos.

A casa para morar tende a ser espaçosa e possui menos cômodos do que uma casa de lazer, mas eles costumam ser mais confortáveis.

Além disso, como é nessa casa onde se passa a maior parte do tempo, há outros fatores que devem ser levados em conta. Um deles é o isolamento térmico, ou seja, a casa deve ser planejada de forma que a temperatura seja a mais agradável possível. Isso envolve uma análise dos materiais utilizados e a orientação solar em relação à construção.

A direção do sol também deve ser considerada na escolha da localização das janelas para maximizar a luz natural no ambiente e diminuir o consumo de energia.

Casa para lazer

Um projeto com vários objetivos terá prioridades diferentes. Uma casa de praia ou de campo para temporada de férias, por exemplo, não precisa de quartos muito espaçosos ou extravagantes, mas há uma demanda maior na quantidade de dormitórios para um número elevado de pessoas.

Se a casa for construída em um centro urbano, é preciso fazer isolamento acústico para evitar incômodos com a vizinhança, o que geralmente não é uma grande preocupação em casas para morar. Procure materiais adequados para o isolamento, garantindo que o barulho de fora não incomode o interior da casa e vice-versa.

Ambientes ao ar livre tendem a ser mais amplos, mas o interior da casa pode ser pensado de forma a priorizar a entrada de ar natural, trabalhando espaços mais abertos e com menos paredes, tirando vantagem do melhor clima da região escolhida.

É por isso que um arquiteto é necessário em vários tipos de projetos de arquitetura: para ajudá-lo a diferenciar as necessidades de cada tipo de imóvel, seja ele para morar ou apenas para lazer.

Queremos ouvir sua opinião! Conte para gente quais tipos de projetos de arquitetura você achou mais interessante e porquê!

Sobre o autor

Biazus Arquitetura

Deixar comentário.

Share This