Arquitetura Dicas

Será que vale a pena morar em condomínio residencial? Entenda aqui

Escrito por Biazus Arquitetura

A construção de condomínios residenciais tem aumentado nos últimos anos. Localizados em espaços mais distantes da turbulência dos centros urbanos, eles são desejados pela tranquilidade que oferecem — mas será que é uma boa opção morar em condomínio residencial?

Neste post, explicaremos o que ele é um conjunto residencial e as vantagens de morar nele. Além disso, falaremos sobre morar em um condomínio na praia. Siga a leitura para não perder essas informações!

O que é um condomínio e como funciona?

O significado da palavra condomínio é “propriedade comum”. No dia a dia, significa os direitos e obrigações que temos enquanto proprietários de apartamento, casa, loja, sala, entre outros imóveis, em uma mesma área, prédio ou galpão, e em copropriedade com outras pessoas. Para cada unidade dele, é determinada uma fração ideal.

É responsabilidade do condomínio garantir a qualidade de serviços e estrutura oferecidos aos seus proprietários. Um orçamento é aprovado por meio de uma Assembleia Geral. Esse valor é rateado entre os condôminos, resultando na quota de condomínio.

Quais as vantagens de se morar em condomínio residencial?

Para responder essa pergunta, relacionamos cinco vantagens. Confira:

1. Maior segurança

A segurança é uma vantagem forte. Os serviços e prevenções incluem ronda durante o dia e à noite, portaria 24 horas, cerca eletrificada e câmeras de monitoramento. 

É uma ótima vantagem, com certeza. Ameniza o receio de deixar a residência sem ninguém nas épocas de viagem, por exemplo.

2. Opções de lazer

A maioria dos mais recentes condomínios conta com boas áreas de lazer. Nelas, estão à disposição salões para realização de eventos, jardins, academia,  piscina,  pequenos parques para os pequenos e outros privilégios.

Com isso, é possível economizar nas despesas com academia, um bufê para festa ou a mensalidade de um clube recreativo. Como os custos dessa área são divididos entre os condôminos, eles costumam ser bem menores.

3. Tranquilidade

Como geralmente são construídos em áreas mais reservadas e afastadas do caos urbano, os condomínios residenciais propiciam mais tranquilidade ao dia a dia de seus habitantes. Tanto faz morar em casas ou apartamentos; os condomínios fechados podem ser uma alternativa para quem deseja paz e sossego.

4. Comodidade

Mesmo à distância, os condomínios estão nas proximidades daquilo que é necessário para seus moradores. Tudo para dar praticidade e comodidade à eles. Normalmente, situam-se em bairros escolhidos de acordo com uma estratégia de conforto e segurança. Assim, estão a poucos minutos de supermercados, farmácias, escolas, lojas, parques e shoppings.

5. Estilo e padrão

Outra vantagem diz respeito ao estilo das construções e ao padrão das moradias. É usual que o condomínio tenha normas sobre metragem de edificações, montagem de jardins na frente da casa, etc. Alguns, ainda mais exigentes, definem regras gerais quanto ao estilo de vida comunitária dos residentes.

Construir uma casa em condomínio na praia é uma boa opção?

Ter um apartamento ou uma casa na praia é uma ótima opção para quem quer investir em lazer e qualidade de vida. É uma tendência entre as pessoas que querem bem-estar e tranquilidade. Além das comodidades de um condomínio residencial normal, o de praia ainda oferece uma significativa redução de gastos com acomodação, diversão e alimentação.

Como decidir, com segurança, morar em condomínio residencial?

Se você tem planos de construir uma casa, ou uma segunda casa, em um condomínio residencial, vale a pena procurar orientação profissional. Por meio de uma empresa especializada, você obtém informações e dicas sobre decoração, construção de casa na praia, tipos de terreno e estilos de casas, entre outras.

Ela apresentará projetos personalizados para as suas principais necessidades,sem ultrapassar os limites do seu orçamento. Tudo para você morar em condomínio residencial sem preocupações futuras.

As informações do post foram úteis para você dar continuidade ao seu projeto de morar em um condomínio residencial? Ou começará a pensar nisso a partir de agora? Deixe seu comentário! 

Sobre o autor

Biazus Arquitetura

Deixar comentário.

Share This