Decoração

Selecionamos 7 dicas incríveis para a decoração de ambientes

Escrito por Biazus Arquitetura

Quando o assunto é decoração de ambientes, bom gosto, personalidade e conhecimento das últimas tendências são algumas das qualidades mais buscadas por quem quer deixar a cada ainda mais bonita.

Mas, para tal tarefa, é importante ter um olhar mais técnico no que diz respeito às formas, estilos, cores e texturas escolhidas para adornar os espaços. Portanto, é indispensável saber aproveitar os ambientes de forma harmônica.

Por isso, escolhemos 7 dicas incríveis que vão te ajudar na hora de decorar seus ambientes internos. Confira!

1. Saiba aproveitar “falhas”

Harmonizar os ambientes de forma funcional é um dos desafios da decoração de interiores. Isso quer dizer que você deve conhecer bem o espaço a decorar para criar um ambiente que seja prático e confortável ao mesmo tempo.

Lugares onde podem parecer pequenas falhas, como tijolos aparentes e tubulações à mostra, viram elementos ricos para uma decór mais despojada e moderna. Eles ganham ainda mais destaque com uma nova pintura ou adesivos, por exemplo.

2. Use piso vinílico

Esses pisos são à base de PVC e se tornaram ótimos substitutos para a madeira e o porcelanato graças à sua praticidade. A maioria dos modelos mais novos são com encaixe e dispensam cola na instalação.

Os pisos vinílicos são extremamente versáteis: podem ser encontrados em diferentes texturas, cores e acabamentos, o que permite encaixá-los em qualquer estilo de decoração que você escolher.

3. Se apaixone pelos adesivos de parede

Eles já estão no mercado há alguns anos, mas só agora os papéis de parede e adesivos decorativos caíram nas graças de quem investe em uma decoração de ambientes diferenciada.

As opções no mercado são incontáveis, mas se você busca por algo mais exclusivo, já há quem ofereça a possibilidade de papéis de parede e adesivos personalizados com a estampa que você escolher. 

4. Aprenda a reciclar

Pode até parecer que não, mas reaproveitar está na moda e peças recicladas e artesanais ganharam muito espaço na decoração. Isso porque reciclar objetos, materiais e até móveis antigos deixa os ambientes ainda mais personalizados.

Nem tudo precisa ir para o lixo. Use sua criatividade para transformar escadas velhas de madeira em estantes, latas de alumínio em nichos decorativos ou pallets em móveis.

5. Aposte no vintage

Graças ao charme do estilo vintage, móveis e objetos antigos ganham destaque na décor e te ajudam a imprimir personalidade e a contar histórias. Assim, você pode usar heranças de família e itens de décadas passadas sem medo de errar.

Além disso, o vintage permite que você tenha peças únicas em sua decoração. As suas fotos antigas de família podem ganhar lugar de destaque na parede da sala e a geladeira antiga da sua avó virar o centro das atenções na cozinha.

6. Invista na sustentabilidade

Consciência ambiental é um assunto que também permeia as escolhas decorativas. Desde os materiais usados em móveis até os sistemas de iluminação de sua casa podem ser escolhidos com base na sustentabilidade.

Dessa forma, tente priorizar a iluminação natural da sua casa, por exemplo. Além disso, invista em soluções decorativas como objetos e mobiliários feitos de materiais ecologicamente corretos, como fibras naturais.

7. Brinque com as cores

A paleta de cores pode fazer com que sua decoração ganhe o destaque que você busca. Veja quais são as cores que mais se encaixam o perfil da decoração escolhida e brinque sem medo com as combinações possíveis. 

Lição simples: se as cores mais fortes estiverem nos itens de grande destaque, como sofás, camas, cortinas ou obras de arte, invista nos tons neutros para complementar e harmonizar o ambiente.

Compartilhe essas dicas em suas redes sociais e mostre para seus amigos que a decoração de ambientes pode ser bem divertida — quem sabe eles também não se inspiram?!

Sobre o autor

Biazus Arquitetura

Deixar comentário.

Share This