Dicas

Saiba como a automação residencial pode melhorar a segurança da sua casa

Escrito por Biazus Arquitetura

A vida, apesar de corrida, cheia de responsabilidades e afazeres, a cada dia exige de nós mais atenção ao conforto, ao bem-estar e à segurança. Esses três fatores, entre outros, estão intimamente relacionados com a tecnologia — e a automação residencial é a sua mais forte expressão.

Além de comodidade e proteção, ela adiciona valor ao imóvel. Este post explica o que ela é, seus benefícios e como ajuda a manter a salvaguarda da moradia. Faça uma ótima leitura!

Conheça a automação residencial e seus benefícios

A automação residencial foi desenvolvida para facilitar a vida moderna, bem como proteger você, sua família e seu patrimônio. Ela consiste de um sistema que interliga diversos equipamentos automaticamente. 

Assim, quando está em casa, você pode, sentado no sofá ou recostado no travesseiro, acender e apagar luzes, abrir e fechar cortinas, ligar o som, a TV e o ar-condicionado, entre outros. Tudo isso apenas tendo o smartphone na mão.

Saiba como a automação melhora a segurança

Em termos de segurança, ela tem muito a oferecer: são várias as possibilidades de aplicação em se tratando de resguardar as integridades física e patrimonial.

Para demonstrar sua importância, relacionamos alguns exemplos de sistemas que protegem o seu lar e os seus familiares. Confira.

Simulador de presença

É uma programação que permite simular a presença de alguém dentro da residência. Pelo celular (ou outro dispositivo), é possível acender ou apagar as luzes, bem como abrir ou fechar cortinas e persianas. A ideia é inibir a ação de invasores.

Sensor de segurança

Funcionam na detecção de atividades e movimentações no local em que estão instalados, bem como em janelas, portas, portões e basculantes. Existem, inclusive, sistemas que acionam alarmes e que podem ser monitorados por meio de aplicativos.

Câmera de monitoramento

Trata-se de um equipamento usado há mais tempo nos espaços domésticos. Entretanto, está modernizado e pode ser controlado, usando Wi-Fi, de qualquer lugar e em tempo real.

Muitas câmeras atuais têm sensores que acionam a captação de imagens somente quando há necessidade, em vez de fazê-lo o tempo todo. Podem-se integrar a elas sistemas que acendem as luzes (ou ligam um alarme) sempre que elas detectarem algo.

Detector de fumaça e fogo

Esse sistema liga para o dono do imóvel, um vizinho ou os bombeiros. Ele comunica o endereço do local e que tipo de sinistro está ocorrendo.

Controle remoto de portas e portões via smartphone

O trabalho feito pelas fechaduras inteligentes (junto de câmeras de monitoramento ou individualmente) reforça o conjunto de segurança residencial. Com elas, as portas podem ser abertas e fechadas pelo celular. Nas fechaduras que dão acesso aos cômodos, uma opção são os leitores biométricos que permitem somente a circulação de pessoas cadastradas.

Atendimento de interfone pelo celular

Esse recurso, além de ajudar na segurança, colabora para o bem-estar de moradores idosos ou com dificuldades de locomoção.

É notório que a automação residencial vai além da comodidade: afinal, uma vantagem fundamental das casas inteligentes é a segurança oferecida aos usuários, trazendo tranquilidade e melhor qualidade de vida.

Para obter mais informações sobre morar bem, decoração, construção de casa na praia, tipos de terreno e estilos de casas, benefícios de condomínios, entre outros assuntos, curta a nossa página no Facebook

Sobre o autor

Biazus Arquitetura

Deixar comentário.

Share This