Construção

O que avaliar ao comprar um terreno para construir? Descubra aqui!

Escrito por Biazus Arquitetura

 

Diz o ditado que “quem compra terra, não erra”. Assim, adquirir um terreno para construir a sua residência dos sonhos pode ser uma excelente decisão e um ótimo investimento. Entretanto, se essa aquisição for realizada de forma errada, ao contrário de satisfação, você pode ter muita dor de cabeça.

O objetivo desse texto é mostrar o que deve ser levado em consideração no momento de comprar um terreno para construção de um imóvel residencial e evitar uma frustração por causa de um mau negócio. Confira!

Evite a pressa na hora de comprar um terreno para construir

Decidir pela compra de um terreno exige cuidados elementares para que contratempos sejam evitados. Como é o cantinho que você sempre quis, do jeito que a sua família deseja, vale a pena tomar decisões com cautela.

É fundamental estar ciente de vários aspectos relacionados ao patrimônio que pretende obter. Fatores relacionados à legislação, condições físicas da área, questões ambientais, legalidade do negócio e idoneidade do vendedor devem fazer parte da sua lista de informações.

E, para facilitar a concretização dos seus objetivos, preparamos uma relação de itens que precisam ser observados para não prejudicar a transação de compra ou mesmo a segurança do imóvel que será construído no local. Acompanhe:

Avalie a localização do terreno

Fazer uma visita ao local em que o lote está é fundamental. É preciso verificar a infraestrutura das ruas, iluminação e segurança. Além de certificar-se de que o mesmo está devidamente demarcado e sua posição dentro da quadra.  

Na visita, você também poderá checar se ele está próximo de supermercados, farmácias, bancos, praças, acesso ao transporte público urbano e também as distâncias (e condições de acesso) em relação ao local de trabalho e estudo da família.

Observe a topografia

Um terreno pode ser plano, em aclive ou em declive. Cada um, por suas características, pode necessitar de procedimentos adicionais mais simples ou mais complexos:

  • terreno plano: seu nível está bem próximo ao da rua e pode evitar muita movimentação de terra e a necessidade de construir muros de contenção;
  • terreno em aclive: está acima do nível da rua. Pode precisar de cortes, muros de contenção e drenagem de águas pluviais ao seu redor;
  • terreno em declive: seu nível fica abaixo da via e exigirá muros de contenção, escoamento e canalização de água de chuva.

Uma recomendação é levar um profissional experiente para avaliar o local tecnicamente.

Verifique a documentação do loteamento

Confirme a legalização do registro do loteamento: ele tem as licenças exigidas pela lei? Seu o seu projeto foi aprovado? Para levantar essas informações, conte com os órgãos ambientais e empresas de água e luz.

Compare os preços

O dinheiro e o sonho são seus. Então, faça bom uso dos dois. Avalie se o valor do terreno é compatível com as condições da região. Compare com os preços de outros terrenos colocados à venda e tenha certeza de que está pagando o valor justo.

Considere a valorização do investimento

A localização e infraestrutura do patrimônio, a vizinhança e a estrutura do bairro, por exemplo, são aspectos que influenciam na valorização do terreno. Mesmo sendo para construir a sua tão planejada residência, essa aquisição é um investimento. Como todo investimento, ele pode ser bom ou ruim, dependendo da análise que você faz antes de finalizá-lo.

Procure assessoria profissional para realizar o negócio

Conhecer dicas sobre tipos de terreno e estilo de construções, benefícios de condomínios, diferenças entre projetos de casa e a importância do assessoramento de um arquiteto são alguns itens que você precisa saber.

Com o suporte profissional, ao adquirir o seu terreno para construir, você terá acesso a projetos personalizados de acordo com suas principais necessidades, além de garantir um ótimo visual externo e interno deixando a casa imponente, moderna, funcional e dentro do seu orçamento.

Esperamos que este post oriente-o na escolha e compra do terreno. Quer saber mais sobre projetos arquitetônicos para residências? Uma sugestão é a leitura do artigo “Tipos de projetos de arquitetura: casa para morar vs. lazer“.

Sobre o autor

Biazus Arquitetura

Deixar comentário.

Share This