Dicas

Escolha do arquiteto: saiba como contratar o ideal para sua obra

Escrito por Biazus Arquitetura

A reforma da casa é uma realização muito importante na vida das pessoas. Seja no momento da compra ou quando será feita uma mudança na estrutura da residência.

Um dos primeiros pontos a considerar em uma obra é quanto será gasto nesse empreendimento. Em seguida, é essencial a contratação de um arquiteto, profissional qualificado para assegurar que o projeto tenha o sucesso esperado.

No nosso post de hoje daremos 5 dicas para que a escolha do arquiteto seja a garantia de êxito para a sua obra. Confira!

1. Busque referências no mercado

Peça às pessoas do seu convívio indicações de profissionais. Averigue se o projeto realizado na residência destes ficou de acordo com as suas necessidades e se não houve transtornos durante a execução da obra.

Uma outra opção é pesquisar na internet, através de blogs, artigos, projetos que você tenha gostado e verificar qual foi o arquiteto responsável por ele. Além disso, é possível buscar profissionais através dos sindicados e associações de arquitetura e urbanismo da sua cidade.

2. Visite projetos 

Dar uma analisada nos projetos que estão sendo realizados pelo profissional que você quer contratar e uma boa forma de conhecer a maneira como ele trabalha. Visite mais de uma obra realizada por ele. Isso trará maior amplitude das opções que você terá na hora de escolher qual tipo de reforma vai efetuar.

3. Verifique se o arquiteto está devidamente registrado

Todos os profissionais que atuam nesse ramo devem estar registrados no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Esse órgão é o responsável pela fiscalização e regulamentação dos serviços prestados por esses especialistas.

Portanto, é de fundamental importância verificar esse registro, pois, sem ele, os arquitetos estão proibidos de exercer a função.

4. Marque uma reunião presencial para e escolha do arquiteto

Faça reuniões presenciais com os profissionais que mais chamaram a sua atenção. É importante que elas aconteçam, pois definirão quais os projetos que mais se adéquam as suas necessidades. 

As reuniões ajudarão também a escolher qual a proposta de serviço que mais se encaixa em suas expectativas no momento. Sem contar que provavelmente será um relacionamento de meses, portanto é essencial que ambos tenham uma certa afinidade.

5. Contrate um escritório especializado em arquitetura

Uma boa dica é contratar um escritório, pois ele já possui uma equipe que tem experiência em diversos tipos de reformas e, ressaltando que, como essas empresas prezam pelo bom andamento do projeto, a chance de atrasos na entrega será bem menor. 

A assessoria de um escritório de arquitetura calcula todo o material que será usado durante a execução da obra, evitando desperdícios que só encarecem o trabalho.

Outro fator benéfico que tem se destacado bastante é em relação a sustentabilidade. Diversos projetos arquitetônicos têm buscado soluções inteligentes e sustentáveis para deixar as residências corretas ecologicamente, preservando o meio ambiente.

Realizar a reforma do seu lar com um projeto de arquitetura vai muito além do que um mero desenho da construção. Seguindo todos esses passos, você economizará em gastos que seriam desnecessários e evitará problemas futuramente, como por exemplo, realizar uma empreitada sem antes avaliar se o terreno é propício para o projeto.

Gostou das nossas dicas sobre a importância da escolha do arquiteto? Então aproveite para saber em quais casos vale a pena contratar um arquiteto para um projeto. Boa leitura!

Sobre o autor

Biazus Arquitetura

Deixar comentário.

Share This