Arquitetura

Cores para pintar fachada de casa: saiba como escolher a ideal!

Escrito por Biazus Arquitetura

Uma fachada bem cuidada causa a melhor primeira impressão de uma casa. Muitas imobiliárias, inclusive, recomendam renovar a pintura externa para vender ou alugar mais rapidamente um imóvel. Na casa onde vivemos, ou na de férias, também é positivo cuidar da fachada para transmitir aconchego.

A cor é o elemento principal para essa decoração. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você que está em dúvida quanto às cores para pintar fachada a escolher. Confira!

Seu estilo pessoal conta muito

A maioria das pessoas escolhe a cor a partir do gosto pessoal. E não há nenhum problema nisso, afinal, a cor deve ser do seu agrado para você não ficar incomodado quando olhar para sua própria casa. Se seu estilo é clássico, provavelmente prefere tons neutros ou suaves, como branco, cinza, bege e marrom. Os mais ousados se atraem por cores alegres e vibrantes, como verde, amarelo, vermelho e laranja.

Independentemente do seu estilo, o importante é saber combinar seu gosto com as características estruturais da construção, já que nem sempre sua cor preferida vai cair bem com paisagismo ou texturas presentes no imóvel.

O estilo da casa também conta

A cor precisa conversar com a composição da fachada, ou seja, com os materiais de portas e janelas; com o tipo de piso; com o paisagismo externo e revestimentos, se houver; e até com o ambiente (urbano, praia ou campo).

Uma casa de campo, geralmente, é rústica, de tijolos, madeira e com jardim (além da vegetação que a rodeia), portanto, usar tons que não contrastem com esses elementos, como marrons ou verdes, pode ficar sem graça. Em ambiente descontraído, como praia, dá para ousar mais, como acontece nas casas listradas de Aveiro, em Portugal.

A cor da fachada deve, inclusive, considerar possíveis problemas, tais como:

  • desgaste — mais rápido em praias, por causa do sol e das chuvas;

  • manchas de sujeira e bolor — no campo e na praia, a chuva, a terra e a areia contribuem bastante para isso; já nas cidades, a poluição.

Nesse sentido, usar tinta de alta fixação e lavável é interessante, mas retocar a pintura após alguns anos é indispensável.

Portas e janelas são importantes

A cor não precisa estar apenas nas paredes. Portas e janelas também podem ganhar tons na hora de fazer o design. A lógica de deixar portões e janelas neutros (brancos, cinzas ou pretos) e colocar cor na parede pode ser invertida: escolha uma cor vibrante para a porta, e deixe a parede neutra. Casas de praia ou interioranas, ao seguirem essa ideia, ganham um charme colonial, lembrando os imóveis de Paraty, localizada no Rio de Janeiro.

Mas se você prefere a cor em destaque na parede mesmo, pode ficar tranquilo. Pintar as grades do portão de branco ou preto, manter o ferro cinza ou contar com o marrom das janelas e portas de madeira é uma grande vantagem, já que todas as outras cores combinam com esses tons.

Os mais ousados podem colorir tanto paredes quanto janelas e portas, combinando tons claros e escuros de uma mesma cor ou fazendo contraste entre cor quente e cor fria (como azul na parede e vermelho na porta, por exemplo).

Opções de cores para apostar

Quer conhecer algumas cores que estão em alta para usar na fachada da sua casa? Então veja na lista abaixo:

  • tons vibrantes — como rosa, vermelho e azul-celeste. São mais ousadas, mas se desgastam facilmente, precisando de retoque frequentemente. Podem ser usadas em apenas uma parte da parede, caso não queira um efeito tão forte;

  • cores suaves — azul-claro, amarelo ou salmão. São para quem busca um estilo mais clássico e discreto. Combinam bem com revestimentos de pedra ou madeira;

  • tons neutros — como cinza, bege e branco. Ideais quando se quer dar destaque a outros elementos, como o paisagismo externo ou a pintura de portas e janelas;

  • tons terrosos — tijolo, vermelho e verde-musgo. Ajudam a minimizar problemas como manchas provocadas por sujeira ou chuva.

Sente-se mais seguro para escolher as cores para pintar fachada da sua casa? Com essas dicas em mãos, você não vai ter como errar! Para receber mais informações sobre construção e decoração diretamente no seu e-mail, assine nossa newsletter agora mesmo!

Sobre o autor

Biazus Arquitetura

Deixar comentário.

Share This