Arquitetura

Conheça aqui os segredos da decoração escandinava!

Escrito por Biazus Arquitetura

Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia são os países mais conhecidos da região europeia Escandinávia. Em países nórdicos como esses, o inverno é rigoroso e as temperaturas são baixas durante quase todo o ano.

Para enfrentar com mais conforto esse clima, seus habitantes adotaram estratégias de arquitetura e design que culminaram na decoração escandinava.

A partir do século XX, com a ascensão de artistas e designers da região, esse estilo passou a ser adotado em todo o mundo. Quer conhecê-lo e, quem sabe, aproveitá-lo em sua casa? Então continue a leitura!

Decoração escandinava: conceito

O estilo escandinavo baseia-se na neutralidade e simplicidade, o que costuma ser chamado, no mundo do design, de “clean”. Com isso, o branco é a cor base, e os tons secundários ficam entre preto, cinza, marrom e bege.

Como em muitos elementos da natureza é possível encontrar essas cores, é feito amplo uso de materiais naturais, como madeira, ferro, cobre, tijolo, algodão e lã. Mas isso não significa que as cores não são bem-vindas: geralmente, tons mais fortes, e também estampas, vão aparecer em almofadas, quadros, mantas e outros itens.

O aconchego também é característico do estilo escandinavo, e é traduzido em tapetes de pele ou felpudos, almofadas, poltronas, sofás de couro e outros elementos confortáveis.

Quanto à iluminação, prefere-se a entrada de luz natural, afinal, nos países nórdicos, com o inverno tão intenso, as pessoas fazem de tudo para aproveitar ao máximo o sol. Mas, como escurece logo, luminárias e velas complementam as luzes da casa.

Nos países escandinavos, as pessoas costumam ser menos consumistas, por isso que, em suas casas, optam por ter poucos móveis, priorizando o que for essencial para deixar o ambiente organizado.

Estilo escandinavo: aplicação na decoração

A Suécia e a Dinamarca são grandes expoentes quando se trata de design de interiores. A cadeira Wishbone (ou cadeira Y), por exemplo, foi criada por um dinamarquês. Já as melhores prateleiras do mundo são da marca Strings, de origem sueca. É por isso que esses dois elementos são a cara da decoração escandinava.

Cores

Para imprimir o aspecto escandinavo em sua casa, adote o branco nas paredes e na maioria dos móveis. Para dar contraste, algumas partes, como os pés das cadeiras, um sofá ou mesa de canto, podem ter cores secundárias (preto, bege, marrom ou cinza).

Invista em um tapete fofo para dar um ar de aconchego, e complemente o conforto por meio de almofadas e mantas (nesses dois últimos, traga pontos de cor, seja usando estampas geométricas, seja escolhendo tons únicos e mais vivos, como laranja, amarelo ou azul).

Organização

O ambiente escandinavo, apesar de ter poucos móveis, é extremamente organizado, mesmo que os objetos pareçam estar “espalhados”. Deixar quadros apenas apoiados, seja no chão ou bancadas, é a cara desse estilo.

Os livros, revistas, DVDs ou discos não precisam ficar guardados, já que deixá-los organizadamente empilhados em um canto serve para decorar e facilita a manipulação.

Detalhes

A decoração escandinava mistura a antiguidade com o modernismo, já que isso é um reflexo da realidade dos países nórdicos: se, por um lado, eles têm uma história antiga, por outro, estão em uma das regiões mais ricas e desenvolvidas do planeta.

O contraste entre moderno e antigo pode ser feito em pequenos detalhes, como:

  • tijolos aparentes ou pintados de branco, fazendo proveito apenas de sua textura;
  • luminárias vintage ou luzes penduradas, com a fiação à mostra, como se fosse um galpão industrial dos anos 50/60;
  • fotos em efeito preto e branco ou pôsteres antigos espalhados pelas paredes.

Iluminação

Para encerrar, aposte na iluminação natural aproveitando a janela. Se possível, reforme o cômodo para ampliar o tamanho desse elemento, ou instale portas e janelas de vidro, ou vazadas, para favorecer a entrada de luz natural.

    A vantagem em adotar a decoração escandinava é que ela é atemporal: não importa a tendência do momento, sempre será possível adaptá-la a esse estilo. Quer saber mais sobre arquitetura e decoração? Então acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook e Instagram!

    Sobre o autor

    Biazus Arquitetura

    Deixar comentário.

    Share This