Construção Dicas

Casas sustentáveis: o que você precisa saber na hora de construir?

Casas sustentáveis
Escrito por Biazus Arquitetura

As casas sustentáveis estão cada vez mais populares. Com o aumento da conscientização sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e de economizar os recursos naturais, clientes e arquitetos têm focado seus projetos na sustentabilidade.

O reaproveitamento da água, o foco na iluminação natural e as placas de energia solar, por exemplo, são meios de conseguir uma residência amiga da natureza. Entretanto, as preocupações não devem parar por aí.

Se você está interessado em entrar nessa onda, mas ainda tem dúvidas sobre como construir uma casa sustentável, siga a leitura deste post. Nele, trouxemos informações importantes para tornar essa tarefa muito mais fácil. Confira!

Uso consciente dos recursos naturais

A primeira preocupação de um projeto que foque a sustentabilidade é o planejamento dos recursos naturais que serão usados. Isso vale não só para a construção, mas para o funcionamento da casa no futuro.

Assim, é importante pensar em casas sustentáveis que economizem material na construção e prever o correto descarte dos resíduos da obra. Tudo o que puder ser reciclado ou reaproveitado não deve ser desperdiçado.

Para o funcionamento da casa após a mudança dos moradores, é importante pensar no aproveitamento da luz natural. A correta ventilação e isolamento térmico também diminuem a necessidade de aparelhos que consumam energia elétrica.

A qualidade da construção também é importante, já que vazamentos na rede hidráulica, por exemplo, são grandes fontes de desperdício. Além disso, uma casa que requer reformas frequentes é um ponto negativo para o meio ambiente.

Matéria-prima e mão de obra local

Sempre que possível, opte por matéria-prima local. Quanto mais distante for a origem dos produtos usados na obra, mais alto será o custo financeiro e ambiental da construção. Isso porque o transporte e armazenamento desses itens consome altos volumes de combustível e energia elétrica.

Valorizar a mão de obra local é outro fator importante na construção de casas sustentáveis. Afinal, pensar no meio ambiente é pensar também nas pessoas. A sua comunidade ganha mais quando o dinheiro é destinado aos seus membros.  

Materiais certificados para casas sustentáveis

Tenha o cuidado de verificar a origem dos materiais usados na sua obra. É importante saber se eles são extraídos e fabricados dentro nas normas ambientais e, para isso, a certificação é o melhor caminho.

Os selos de certificação são oferecidos por instituições regulamentadas, por meio de auditorias no processo produtivo. Isso garante que esses materiais sejam frutos de trabalho respeitoso com as pessoas e a natureza.

Profissionais qualificados para o projeto

As construções de casas sustentáveis são casos em que vale a pena contratar um arquiteto. Isso porque, como você pode perceber, os fatores que envolvem esse tipo de obra são muitos e de origens variadas.

Um profissional qualificado será capaz de entender melhor as suas necessidades, as características da região onde você mora e aquilo que se adapta com mais facilidade à realidade.

No final, isso resulta em economia de tempo, dinheiro e estresse. Não bastassem esses benefícios, um arquiteto tem a formação necessária para projetar casas sustentáveis com estilo, beleza e praticidade.

Depois de conhecer mais sobre as casas sustentáveis, ficou mais fácil entender como construir a sua? Compartilhe este post nas suas redes sociais e inspire mais pessoas a pensar no meio ambiente ao iniciar uma obra!

Sobre o autor

Biazus Arquitetura

Deixar comentário.

Share This