Arquitetura

Casas contemporâneas: entenda a importância de caprichar no design

Escrito por Biazus Arquitetura

Uma casa não apenas pode ser valorizada pelo bairro onde ela se encontra. O design que ela carrega também é um fator preponderante. Afinal, as formas e materiais utilizados para decorar o espaço demonstram o requinte e a sofisticação da residência. E é assim que deve ser o design de casas contemporâneas.

Atualmente algumas tendências estão trazendo charme para essas casas. Por exemplo, cômodos integrados e o estilo minimalista deixam a residências com uma ar mais moderno.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 4 tendências de arquitetura para a sua casa. Confira!

Integração entre os ambientes internos com áreas externas

Cômodos isolados definitivamente não são uma tendência para o futuro. A ideia que vai prosperar é a da integração. Afinal, estamos na era da interação e socialização. Nesse sentido, o layout da casa deve acompanhar essa tendência.

Sendo assim, recomenda-se fazer a integração entre ambientes internos com áreas externas. É o caso de substituir paredes de alvenaria, deixar os cômodos mais amplos e integrados no mesmo espaço.

Por exemplo, uma cozinha que se integra com a sala ou um quarto que se conecta com o banheiro. O uso de paredes ou divisórias feitos de vidro podem garantir essa sensação de integração.

Casas sustentáveis

Aproveitar ao máximo da natureza como ferramenta de design é uma tendência para os anos futuros. Dentre as novidades estão a utilização de bambu na decoração. Eles servem tanto para a fabricação de mesas quanto para criar estruturas ao redor dos jardins nas áreas externas.

Outra novidade é criar jardins verticais. Eles podem ser instalados sob uma estrutura de madeira ou pallet. Neles podem ser pendurados vasos de plantas com ganchos. Distribuindo de forma harmônica os diferentes tipos de plantas e tamanho dos vasos vai ser possível ter uma casa sustentável com um aspecto mais sortido e alegre.

Minimalismo

Traços simples com sofisticação é uma das características do estilo minimalista. Ele pode ser aplicado em todos elementos das casas, desde o tom das paredes ao modelo dos móveis. Nesse último caso, recomenda-se a utilização de móveis baixos e longos.

Eles devem ter um design simples e, para isso, deve-se apostar em formas geométricas puras e linhas retas. Também vale investir em peças baixas e largas.

Formas arredondadas na cozinha

As linhas arredondadas também são tendência para a cozinha. Bancadas, mesas e eletrodomésticos devem ganhar curvas mais elegantes. Este efeito permite que a cozinha fique com um aspecto mais fluído, garantindo uma maior circulação e mobilidade em torno do seu espaço.

Para combinar com essas formas arredondadas você pode apostar em cores mais fortes. A cor preta, vermelha, roxa e laranja são tons que ajudam a realçar esse formato. A cozinha de sua casa vai ficar com uma cara bastante moderna. 

Essas foram algumas dicas de design de casas contemporâneas. Nesse processo de remodelagem da casa é essencial a contratação de um arquiteto para o planejamento e execução de projetos com design inovador. Afinal, esse profissional pode oferecer as orientações necessárias sobre o tipo de material e layout apropriado com o efeito que você deseja.

Essas informações foram interessantes para você? Então, fique por dentro de outros assuntos curtindo a nossa página no Facebook!

Sobre o autor

Biazus Arquitetura

Deixar comentário.

Share This