Construção

5 tendências de construção que vão fazer a diferença na sua casa

Escrito por Biazus Arquitetura

Você está reformando ou construindo? Então precisa ficar por dentro das novidades do setor e conferir as tendências de construção e arquitetura de casas nos próximos anos para garantir mais estilo à sua obra e valorizar seu imóvel.

Selecionamos a seguir as 5 principais tendências. Confira:

1. Panos de vidro

Já pensou em substituir as paredes por vidro?

Essa é uma tendência que garante um estilo moderno, elegante, requintado e sustentável aos ambientes, pois valoriza a iluminação natural, exige menos a utilização de energia elétrica nos cômodos e ainda proporciona uma vista maravilhosa para ambientes externos, como jardins e áreas de lazer.

2. Casas sustentáveis

Outra tendência em alta é a construção sustentável, que preza pela economia de energia e água e reutilização de materiais naturais. Instalação de sistema para captação de água da chuva, aquecimento solar e placas de conversão de energia solar em energia elétrica valorizam o imóvel, além de garantir economia nas contas mensais.

Mais do que isso, utilizar materiais como blocos de concreto, caixotes de madeira e pallets para construir móveis e decorar os ambientes também é uma tendência inteligente para evitar a compra de novos itens e garantir mais originalidade ao lar.

3. Telhado embutido

Para os apaixonados pelo estilo moderno, o telhado embutido é uma ótima opção. Menos inclinado do que os convencionais, ele fica escondido por trás das paredes grandes de linhas retas.

A telha utilizada é fabricada de aço galvanizado ou de amianto e sua instalação não exige estrutura de madeiramento, tornando a obra bem mais econômica.

4. Tinta que absorve energia solar

Essa novidade ainda está em desenvolvimento pela Universidade de Alberta, no Canadá, mas apresenta grande chance de se tornar uma tendência do setor. A tinta fotovoltaica absorve calor e converte em eletricidade.

O objetivo é utilizá-la em telhados e paredes das casas para evitar que grandes quantidades de calor sejam desperdiçadas.

5. Contour Crafting ou impressão em 3D

Construção por contornos ou impressão em 3D é uma nova técnica que consiste no uso de uma impressora em 3D que por meio de guindaste ou pórtico rolante controlado por computadores constrói — com materiais tipo cimento, argamassa ou lama e fibra — as paredes das casas, sem a necessidade da mão de obra do homem.

A construção é realizada por camadas, onde facilmente são instaladas a fiação, e na última fase a estrutura recebe uma cobertura inserida pelo guindaste, que serve como base para um novo andar ou um telhado.

A grande vantagem dessa técnica é que ela é extremamente rápida e pode ser utilizada para reconstruir cidades atingidas por catástrofes naturais ou guerras. Além disso, garante baixa produção de resíduos, tornando a obra muito mais sustentável.

Agora que você conhece as principais tendências de construção e arquitetura que serão usadas nos próximos anos, escolha as que mais combinam com seu estilo e que melhor atendam às suas necessidades e valorize sua obra.

Gostou do conteúdo? Então curta nossa página no Facebook e siga nosso Instagram para ficar sempre por dentro de todas as novidades de arquitetura e decoração!

Sobre o autor

Biazus Arquitetura

Deixar comentário.

Share This