Dicas

5 dicas incríveis para você acertar no briefing para o arquiteto

Escrito por Biazus Arquitetura

Um projeto bem-sucedido está, sem sombra de dúvidas, no planejamento eficiente. Isso se aplica a praticamente tudo, inclusive ao momento de construir a sua casa. Para essa empreitada, em particular, um dos instrumentos mais importantes é o briefing para o arquiteto.

Separamos algumas dicas práticas para que você possa, junto ao profissional escolhido, elaborá-lo com sucesso. Continue a leitura e descubra!

1. Entender a importância do briefing para o arquiteto e para você

O briefing é um elemento muito comum em algumas áreas de atuação, principalmente em empresas que lidam com a execução de projetos para clientes. Ele pode ser entendido como um mapa para o sucesso, indicando — de forma clara e objetiva — os passos para se chegar ao resultado almejado.

No campo da arquitetura, ele é um instrumento vital para que o profissional possa entender as necessidades e desejos do contratante, estabelecendo normas e prioridades de trabalho para conseguir satisfazê-los e entregar o imóvel dos sonhos.

Por isso, é de fundamental importância que você, o cliente, tenha a paciência necessária para cumprir essa etapa. Um briefing para o arquiteto é também a sua garantia para evitar frustrações e decepções no futuro.

2. Usar a comunicação visual

A comunicação visual engloba todos os instrumentos e artifícios possíveis: descrições, desenhos, imagens, vídeos… E você deve usá-los sem parcimônia na hora de produzir o briefing com o arquiteto.

Quanto mais referências o profissional tiver, melhor. Portanto, aproveite para pesquisar em diversas fontes inspirações e informações tanto do estilo de construção, como materiais a serem utilizados, distribuição dos ambientes, cores e afins.

Também é interessante apontar desejos específicos, como um jardim de inverno ou lareira. Se essa é a sua primeira casa na praia, por exemplo, pense nos itens essenciais para a área de lazer, como piscina, churrasqueira, jardim ou horta. Aproveite para realizar seus desejos!

3. Acompanhar a elaboração da maquete

A maquete é a tradução real e em miniatura do que será a sua nova casa, formas e curvas. Por isso é que o seu acompanhamento é fundamental. Junto com o briefing para o arquiteto, ela ajuda a compreender como a obra deverá ser executada e visualizar o resultado final.

Procure entender a estrutura, o funcionamento e aproveite para mencionar materiais de acabamento e construção. É importante, para ambos os lados, garantir que aquela mini-tradução do projeto seja aquilo que você esperava.

4. Manter um bom relacionamento com o arquiteto

A construção de uma casa com projeto personalizado não é um projeto fácil. Por isso, é normal que existam, ao longo do caminho, opiniões diferentes entre cliente e arquiteto. Eles fazem parte para se chegar ao resultado esperado por ambos.

Um bom profissional tem todo o interesse em construir algo memorável. Uma casa bonita, confortável e bem construída indica cliente satisfeito, possibilidades de novos negócios e uma menção honrosa, de destaque, no portfólio.

Por isso, ele pode, às vezes, indicar que a sua ideia — por melhor que pareça — pode não se traduzir como você esperava e propor alterações. E ele também deverá estar aberto às suas sugestões e feedback.

O importante é lembrar que ambos estão na mesma jornada, com objetivos comuns. Desentendimentos devem ser esclarecidos, resolvidos e deixados para trás.

5. Tirar todas as dúvidas

O briefing para o arquiteto é, também, o seu briefing. Por isso, nunca hesite em tirar todas as suas dúvidas, sejam elas de termos técnicos, informações ou dados.

Um profissional preocupado e dedicado estará sempre disponível para informar seus clientes com o máximo de detalhes, para chegar ao melhor resultado final.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas para acertar no briefing para o arquiteto. Para continuar a se informar e construir o lar dos sonhos, que tal descobrir se vale a pena comprar o terreno para ela num condomínio residencial? Afinal, a informação é base para a boa decisão!

Sobre o autor

Biazus Arquitetura

Deixar comentário.

Share This