Dicas

4 dicas para montar uma sala de lazer para família e amigos

Escrito por Biazus Arquitetura

Se tem um ambiente que proporciona muita diversão em qualquer tipo de casa, esse lugar é a sala de lazer. Esse cômodo é bastante versátil e pode conjugar espaços como sala de TV (ou home theater), sala de jogos e até salão de festas. Se você está pensando em montar uma sala desse tipo, veio ao lugar certo!

Neste texto vamos explicar, em 4 dicas infalíveis, que tipos de móveis e decoração podem ser usados para deixar o ambiente funcional e agradável. Confira!

1. Invista em boas opções de jogos

Jogos são sinônimo de entretenimento, afinal, oferecem uma das melhores formas de aproveitar o tempo. Numa sala de lazer incrível, não podem faltar mesas de sinuca, pebolim, pingue-pongue e mesa para carteado.

No entanto, se no seu espaço não couber tudo isso, tudo bem! É possível pensar em formas de usar uma mesma mesa para vários jogos. A de sinuca, por exemplo, também pode ser usada para jogar cartas, e muitas até contam com uma tampa para criar uma superfície de apoio mais adequada.

Os jogos de tabuleiro também não podem ficar de fora! E o melhor é que a estrutura para jogá-los é bem mais simples: basta uma mesa ou, até mesmo, o chão. Outra opção bastante relevante para incrementar sua sala de lazer é o uso de jogos eletrônicos. Portanto, invista em um bom videogame ou tenha um bom computador para jogos.

2. Não se esqueça do conforto

A sala de lazer, além de ser um ótimo local para jogos, é ideal para boas sessões de cinema ou para ver seus programas favoritos. Nessa hora, sentar ou deitar de forma confortável é o que garante o relaxamento enquanto se curte o filme ou o seriado escolhido. Dessa forma, o ambiente precisa de um sofá grande e macio (que pode contar com chaises e poltronas), puffs e até um tapete de tecido peludo — estilo shaggy —, além de muitas almofadas.

Lembre-se de que esses elementos estão intrinsecamente ligados à decoração e devem combinar com ela. Contudo, como esse é um espaço de descontração, não precisa ter medo de ousar com cores fortes e bastante informação visual. Uma boa ideia é escolher um tema para a sala, como estilo rock, referências esportivas, pop art ou elementos da cultura nerd.

3. Aposte em uma boa iluminação

As luzes também contribuem para criar uma sensação de conforto e, nesse ambiente, é muito recomendável o uso de iluminação controlada por dimmer e focos de luz em determinadas áreas. Sobre a mesa de sinuca ou de carteado, por exemplo, vale a pena colocar uma luminária suspensa.

A escuridão é boa pedida quando for ver TV ou dar uma festa, porém pontos iluminados devem existir para que as pessoas possam andar sem tropeçar em nada e consigam mexer no que precisarem. Usar uma cortina com efeito blackout ajuda a evitar a claridade do sol durante o dia.

4. Crie um espaço organizado

Apesar de, na sala de lazer, a bagunça ser permitida, o espaço precisa garantir a boa circulação e a segurança das pessoas, especialmente se na casa houver crianças.

Para manter os objetos bem organizados, e inclusive preservá-los melhor, aposte em estantes, prateleiras ou armários. Itens mais delicados, como videogames e controles, ficam mais protegidos dentro de gavetas. Baús também são uma boa pedida e alguns deles são até multifuncionais, pois, além de servirem para armazenar os objetos, podem ser usados para sentar ou apoiar os pés.

E por falar em funcional, apostar em móveis retráteis ou dobráveis também é uma excelente alternativa. Se, por exemplo, você decidir dar uma festa de aniversário na sala de lazer, ao ter móveis assim, conseguirá abrir mais espaço. E eles ainda são estratégicos para facilitar a limpeza do ambiente.

Então, animado para montar uma incrível sala de lazer na sua casa? Esse espaço, com certeza, vai proporcionar a você ótimos momentos em companhia da família e dos amigos. E já que você se interessa pelo tema, confira agora 7 dicas incríveis para a decoração de ambientes!

Sobre o autor

Biazus Arquitetura

Deixar comentário.

Share This